Mestrado em Tradução para a Comunicação Internacional (MTCI)

O Mestrado em Tradução para a Comunicação Internacional (MTCI) da Universidade de Vigo deu os seus primeiros passos no ano académico 2013-2014. Esta formação especializada de pós-graduação, em modalidade semipresencial, visa oferecer aos alunos e alunas umas destrezas holísticas para enfrentar com solvabilidade e segurança os limiares do seu futuro profissional: http://paratraduccion.com/limiares/ 

O programa do MCTI divide-se em três blocos:

  • O primeiro, o Módulo A, é obrigatório porque oferece as metodologias básicas para o desenvolvimento das matérias que constam dos módulos seguintes.
  • O segundo e o terceiro são opcionais e os alunos e alunas devem escolher o percurso mais condizente com a sua formação:
    • Módulo B1 «Tradução para a comunicação internacional» 
    • e Módulo B2 «Tradução para o comércio internacional».

No que diz respeito às saídas profissionais, os egressos do MTCI encontram emprego em empresas muito diversas, quer fora ou dentro da comunidade galega. Os perfis mais habituais são: a) tradutor/a-intérprete na área do comércio exterior: responsável de importação-exportação de empresas nacionais ou internacionais, técnico em comércio exterior, responsável da análise do desenvolvimento, e b) tradutor/a-intérprete na área da comunicação audiovisual e multimídia, bem como nas áreas sanitária, educativa, judicial e da mediação intercultural, multicultural e transcultural. É preciso referir que o MTCE prepare também todos/as os/as alunos/as egressos/as para poder continuar a sua formação nos estudos de doutoramento.

Quanto aos indicadores de qualidade, o último relatório emitido pela «Agência para a Qualidade do Sistema Universitário da Galiza» (ACSUG) foi avaliado muito positivamente «a procura do diploma, sempre acima do mínimo exigido e em progresso-ascenso», destacando ainda a taxa de 0% de desistência do curso. Para além desta avaliação, os rankings da própria Universidade de Vigo colocam o MTCI no primeiro lugar da área científica das Humanidades, e no sexto lugar entre o conjunto dos mestrados mais valorizados, num total de 63.