NOTA BIOGRÁFICA

Pablo de Carlos Villamarín nasceu na cidade de Vigo. É licenciado em Ciências Econômicas e Empresariais e obteve o doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade de Vigo, com sua tese intitulada "Relação entre o ciclo econômico e o ciclo político. Análise teórica e aplicação à economia espanhola, e recebeu a qualificação de excelência CUM LAUDE, no ano 2005, por seu trabalho.

Começou sua atividade docente e pesquisadora na Universidade de Vigo en 1996 e desde 2010 pertence à Área de Organização de Empresas do Departamento de Organização de Empresas e Marketing, da qual é Professor Titular da Universidade desde 2022.

Quanto aos cargos de gestão desempenhados, entre 2013 e 2016 foi Coordenador do Grau em Turismo, ministrado na Faculdade de Ciências Empresariais e Turismo da Universidade de Vigo. Também colaborou, entre 2014 e 2017, na coordenação do Mestrado Universitário em Criação, Gestão e Inovação em Empresas, ministrado no mesmo centro.

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

Nos últimos anos centrou sua atividade docente en matérias da área de Organização de Empresas, como Sistemas de Informação para a Gestão Turística (Grau em Turismo e PCEO Turismo-História) e na Direção Estratégica (Grau em ADE, PCEO ADE-Direito e PCEO ADE-Informática). Além de ministrar e/ou coordenar matérias em diversas Graduações, também colabora no Mestrado Universitário em Direção e Planificação do Turismo e no Mestrado Universitário em Gestão Empresarial do Esporte, ambos títulos oficiais pela Universidade de Vigo.

A nível internacional, ministrou aulas no Master Responsable du Développement à l’International na UFR Lettres, Sciences Humaines et Sociales da Université de Bretagne-Sud (Francia) e no Mestrado em Gestão do Turismo na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto (Portugal).

Por último, participa no programa de Doutorado em Turismo, de caráter inter-universitário, dentro da linha de pesquisa Análise econômica do setor turístico.

MATÉRIAS MINISTRADAS NO MTCI
LINHAS DE PESQUISA

Dentro da sua atividade pesquisadora, destaca a sua participação em numerosos projetos e contratos com organismos públicos e privados relacionados com a análise do tecido empresarial de Vigo e a sua Área de Influência e, já como membro do grupo de pesquisa Emitur, com a análise da realidade socioeconômica da província de Ourense.

Contudo, as suas principais linhas de pesquisa compreendem a análise econômico-empresarial de um setor chave para a economia mundial como é o turismo, e de uma atividade que foi adquirindo uma grande importância econômica e social nas últimas décadas, como é o esporte profissional.

PUBLICAÇÕES
  • De Carlos Villamarín, P., Alén González, E., Pérez-González, A., & Figueroa Revilla, B. (2019). «Cultural differences, language attitudes and tourist satisfaction. A study in the Barcelona hotel sector», Journal of Multilingual and Multicultural Development, 40(2): 133-147. Doi: https://doi.org/10.1080/01434632.2018.1493114.
  • Fraiz Brea, J. A., De Carlos Villamarín, P., & Araújo Vila, N. (2020). «Disclosing homogeneity within heterogeneity: a segmentation of Spanish active tourism based on motivational pull factors», Journal of Outdoor Recreation and Tourism, 30: 100294. Doi: https://doi.org/10.1016/j.jort.2020.100294.
  • Araújo Vila, N., Fraiz Brea, J. A., & De Carlos Villamarín, P. (2021). «Film tourism in Spain: destination awareness and visit motivation as determinants to visit places seen in TV series», European Research on Management and Business Economics, 27: 100135. Doi: https://doi.org/10.1016/j.iedeen.2020.100135.
  • Nicolau, J. L., De Carlos Villamarín, P., Alén González, E., & Pérez González, A. (2022). “Asymmetric effects of extreme-moderate online reviews in the language-satisfaction relationship”, Tourism Management, 91, August: 104524. Doi: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2022.104524.
  • Pérez González, A., De Carlos Villamarín, P., & y Alén González, E. (2022). “An analysis of the efficiency of football clubs in the Spanish First Division through a two-stage relational network DEA model: a simulation study”, Operational Research. An International Journal, 22(3): 3089-3112. DOI: https://doi.org/10.1007/s12351-021-00650-5.
Abreu López, Lorena
Alberto Álvarez Lugrís
Emmanuel Bourgoin Vergondy
Patricia Buxán Otero
Pablo De Carlos Villamarin
Maribel Del Pozo Triviño
Lara Domínguez Araújo
Pablo Fernández Carballo Calero
Anxo Fernández Ocampo
Óscar Ferreiro Vázquez
Iolanda Galanes Santos
Xoán Garrido Vilariño
Pedro González Santamaría
Jessica Gregori Sendra
Ana Hermida Ruibal
Sara Louredo Casado
Ana Luna Alonso
Ramón Méndez González
Xoán Montero Domínguez
Salvador Mourelo Pérez
Elena Sanchez Trigo
Patricia Sotelo Dios
Francisco José Torres Pérez
José Yuste Frías