Lorena Abreu López é licenciada em Administração e Direção de Empresas pela Universidade de Vigo, mestrado em Inovação e Optimização de Processos, também pela Universidade de Vigo. É gerente de projetos europeus de I+D pelo CIS Galicia e gerente de projetos nacionais europeus de I+D+i pela FEUGA, além de aplicar formação como cooperadora internacional.
Sua primeira experiência profissional se centrou na consultoria operacional em uma empresa internacional de origem japonesa, especializada em implementação de projetos de melhora continua (Lean Manufacturing ou Kaizen) em empresas de todos os setores.
Se especializou, posteriormente, na gestão de projetos e exerceu como gerente de I+D no grupo de pesquisa REDE da Universidade de Vigo e como técnica de gestão de projetos internacionais financiados pelos programas europeus de pesquisa e inovação como “Horizon 2020”, “Interreg” e “SUDOE” durante mais de 4 anos em um centro tecnológico de referência em Galícia, apoiando consórcios de colaboração de 10 a 15 sócios e com orçamentos milionários.
Atualmente, coordena um consórcio de comercio internacional, como coordenadora Erasmus do IES Ribeira do Louro, com muitos programas de mobilidade a países de dentro e fora da União Europeia. A realização destes programas permite-lhe adquirir um amplo conhecimento da cultura e realidade econômica de um significativo número de países tanto da UE como de países do leste europeu, da Asia e África.
Ministra aulas como professora concursada no IES Ribeira do Louro no Ciclo formativo de nível superior de Comercio Internacional desde o ano de 2021, e anteriormente no IES A Guía e no IES Ricardo Mella, também nos ciclos superiores de Transporte e Logística, Gestão de Vendas, Marketing e Publicidade e Administração e Direção de Empresas.
Antes de sua dedicação exclusiva a educação no ensino médio, no ano de 2009 conciliou a sua carreira profissional coma docência. Primeiro como consultora, depois como professora convidada no Mestrado de Inovação e Optimização de Processos da UVIGO e mais tarde como professora convidada da Escola de Empresariais da Universidade de Vigo para ser docente em matérias como administração de empresas ou comercio exterior. Junto com a docência possui experiência em empresas com atividade internacional de importação e exportação, ficando a cargo de análise de riscos nas operações de compra e venda internacional.