Título de la tesis doctoral: Der gute Mensch vo Sezuan de Bertolt Brecht: análise tradutiva e paratradutiva das traduções para língua portuguesa
Doctoranda: Eduarda María Ferreira Da Mota
Director: Alberto Álvarez Lugrís
Lugar de la lectura y defensa: Salón de Grados de la FFT de la UVigo
Hora: 10.30 h
Fecha: 18/10/2013

Presentación de la Doctoranda

EduardaEduarda Maria Ferreira da Mota nasceu no Porto em 1956, completou o Abitur no Externato Deutsche Schule do Porto, licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1981, em Filologia Germânica e é professora do Ensino Superior Politécnico, Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP), desde 1982, nas áreas da Língua Alemã e da Tradução. Durante o seu percurso profissional foi completando a sua formação científica tendo obtido em 1990 o Grau de Mestre na Universidade de Aveiro com o Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Didáctica do Inglês, com a tese: Da Tradução: A Problemática da Competência Retórica e da Aceitabilidade. Também no âmbito da carreira docente prestou provas públicas para professor coordenador tendo apresentado a dissertação: As Dimensões do Discurso e a Tradução, Aplicação de um Modelo Tradutivo de Análise Textual e tendo apresentado ainda a lição Verbos Prefixados Alemães e a sua Tradução para Português. Obteve também em 2008-2009 o Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Tradução e Interpretação na Universidade de Vigo com o trabalho A Tradução e o seu Contexto: Análise da Tradução Portuguesa do drama «Der gute Mensch von Sezuan» de Bertolt Brecht. De seguida começou o desenvolvimento da sua tese de doutoramento sobre a direcção do Doutor Alberto Álvarez Lugrís no âmbito da Paratradução. Participou ao longo dos anos em inúmeros congressos nacionais e internacionais, onde apresentou comunicações, sendo ainda autora de artigos e capítulos de livros na área da teoria tradução e na área da sua aplicação didáctica. É ainda membro investigadora do Centro de Estudos Interculturais do ISCAP.

 

Composición del tribunal

Presidenta: Dra. D.ª  M.ª Raquel Merino Álvarez (Universidad del País Vasco)

Secretario: Dr. D. José Yuste Frías (Universidade de Vigo)

Vocal: Dr. D. Juan Miguel Zarandona Fernández (Universidad de Valladolid)

PT almaBoa-1PT almaBoa-2

 

Más información sobre la tesis doctoral

  • Descargar un extracto del PDF de la tesis doctoral: el resumen en gallego
  • Escenas grabadas en vídeo durante el espectáculo de la representación brasileña A Alma Boa de Setsuan de Bertold Brecht dirigida por Marco Antônio Braz y con la actriz Denise Fraga interpretando el papel principal: